Privatização na <i>TAP</i>

Num comunicado com votos de boas festas, a Comissão de Trabalhadores da TAP acusou a administração, no dia 24 de Dezembro, de ter eleito os seus funcionários «como alvo da reafirmada e insensata estratégia de privatização», ao recusar negociar a revisão salarial de 2008, ao ter retirado a dispensa de banco, criado mais dificuldades e restrições às facilidades de passagem, e por pretender suspender um conjunto de direitos constantes dos acordos colectivos.
A CT da TAP salienta que se o balanço final do ano é negativo, deve-se «à escalada do preço do combustível, ao excesso de oferta com custos que não podiam ser absorvidos pela procura, aos impactos dos negócios da VEM, da SpdH e da Portugália nas contas da TAP, além da aquisição de aeronaves».

Greve suspensa

Foi suspensa a greve agendada para sexta-feira passada na manutenção de aeronaves da TAP, depois de o Sindicato dos Técnicos de Manutenção de Aeronaves ter assinado um memorando de entendimento com a administração, que estipula o dia 30 de Janeiro como data para a conclusão das negociações para actualizações salariais.
A administração comprometeu-se em atender às propostas apresentadas pelo sindicato, informou o SITEMA, através de um comunicado.
Na Sociedade Portuguesa de Handling, num comunicado de balanço do ano transacto, a Comissão de Trabalhadores culpou a administração de incorrer em «políticas erradas de gestão, sem explicação», e acusou-a de ter escolhido os trabalhadores como alvo principal, enunciando um conjunto de 21 situações que implicam a retirada e destruição de direitos consagrados no Acordo de Empresa.


Mais artigos de: Trabalhadores

Greve com importância acrescida

Depois de a força da luta dos professores ter obrigado «o Ministério da Educação a abrir um processo de revisão do Estatuto da Carreira Docente», na segunda-feira, a Plataforma Sindical apelou a uma adesão «em massa» à greve de dia 19.

Lixo ficou por recolher

A greve dos cantoneiros da Câmara Municipal do Porto contra a transferência, na segunda-feira anterior, de 212 dos cerca de 300 trabalhadores do sector, para duas empresas privadas, deixou a cidade sem serviços de recolha de lixo na noite da passagem de ano, revelou, dia 1, o dirigente do Sindicato Nacional dos...

Gestão danosa nos <i>CTT</i>

A administração dos CTT presidida por Horta e Costa foi constituída arguida no âmbito de uma investigação da Polícia Judiciária, depois de terem sido constatados indícios de gestão danosa, infidelidade e corrupção passiva.

Prossegue a luta em Aljustrel

Embora a luta dos mineiros de Aljustrel pela continuação da laboração na mina tenha já resultado na importante vitória que foi a garantia da manutenção dos postos de trabalho para os trabalhadores que tinham contrato efectivo, o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira alertou, através de um comunicado de 30 de...

Piquete impedido

Na Gate Gourmet, empresa que fornece serviços de catering nos aeroportos, os trabalhadores cumpriram, nos dias 2 e 3, 48 horas de greve e concentraram-se junto às instalações, para exigir aumentos salariais de 5,5 por cento, tendo o piquete de greve sido impedido de entrar nas instalações. Em declarações ao Avante!, o...